segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Como melhorar a estrutura física da escola?


Toda escola , assim como qualquer coisa na vida , precisa de modificações pra se adequar a um novo tempo , o tempo em que as pessoas precisam de uma escola que atenda as suas necessidades , principalmente delas como alunos , por que são eles que passam 5 horas por dia dentro de suas dependências e são esses alunos que vão levar o nome da escola pelo resto da vida , seja para a vida de uma pessoa bem sucedida ou para a de uma pessoa fracassada ; não que a escola possa decidir a vida de uma pessoa , mas com certeza ela interfere de um jeito ou do outro .

A escola pode incentivar o crescimento educacional do aluno , oferecendo a ele uma estrutura física de qualidade , que o deixe confortável dentro da escola ,já que a boa parte da vida deles , eles irão passar dentro de uma sala de aula , e por que não oferecer uma sala que seja arejada , bem iluminada , na qual o aluno se sinta um pouco menos desconfortavel são pequenas mudanças que se comparadas à outras propostas são fáceis de ser executadas.

Para que aja isso é necessário que toda escola tenha seu projeto político pedagógico , pois é através dele que a escola tenha a autonomia para realizar as mudanças necessárias para o bem estar do aluno .

O projeto representa a oportunidade de a direção, a coordenação pedagógica, os professores e a comunidade, tomarem sua escola nas mãos, definir seu papel estratégico na educação das crianças e jovens, organizar suas ações, visando a atingir os objetivos que se propõem. É o ordenador, o norteador da vida escolar.

Pensar em Projeto Político Pedagógico para qualquer escola, pressupõe que os educadores tenham um espaço onde possam se manifestar, que o processo da escola e suas experiências acumuladas sejam refletidas no texto. Que haja uma definição anterior sobre qual a concepção de Projeto Político Pedagógico será utilizada pelo grupo.

No CMEI há um projeto político pedagógico e foi através dele que diretor ,coordenador , professores , alunos e comunidade poderam realizar um trabalho para as melhorias na escola .

Foram feitas várias entrevistas entre os integrantes da escola , onde foram levantadas várias questões , entre elas, mais bebedouros , acesso nas estalações dos alunos da inclusão , etc, que foram entregues aos gestores , assim eles poderão utilizar da melhor forma as verbas do MEC, para a instalação dessas melhorias .

Nenhum comentário:

Postar um comentário